Ederson, uma criança que não foi criança.

26.10.2017 - “Eu via as outras crianças a irem para a escola enquanto andava na rua. Eu também queria ir à escola”. A educação é um dos pilares para a construção de um futuro feliz. Conheça a história de Ederson e contribua com Kits Escolares para as nossas crianças.


Aos nove anos, Ederson* nunca tinha ido à escola. Em vez disso, guiava a sua mãe, cega, para as ruas, para pedirem esmola. E todos os dias se sentava ao lado dela, de tigela na mão. À noite, colocava os ganhos do dia no bolso, segurava novamente a mão da sua mãe e regressavam a casa. Esta foi a vida de Ederson, até que o Programa de Fortalecimento Familiar o encontrou.

“Eu via as outras crianças a irem para a escola enquanto andava na rua. Eu também queria ir à escola”, contou Ederson. Um dia, o Programa de Fortalecimento Familiar SOS (PFF) viu este rapaz na rua e quis investigar mais sobre ele, através dos trabalhadores que ali viviam, na comunidade. “Ederson é um filho brilhante, mas a mãe não queria que ele fosse à escola”, contou o Coordenador do PFF.

“Sem este filho, ela não conseguiria aceder à única fonte de rendimento familiar. Era natural que a sua mãe estivesse mais preocupada com a sobrevivência da sua família do que com o futuro do filho. Foi necessária muita persuasão da nossa parte, até ela o deixar ir”, acrescentou.

Após intervenção do PFF, Ederson recebeu o uniforme escolar e todo o material didático que era necessário. Como não sabia ler nem escrever, foi colocado na aula de iniciantes do jardim-de-infância. Aprendeu rápido e, passados apenas alguns meses, foi para o primeiro ano. Hoje tem 13 anos, está no quarto ano, e está entre os três melhores alunos da turma!

“Inglês, matemática e ciências são as minhas disciplinas favoritas. Vou estudar até conseguir um emprego bom. Quero ser médico. Quero ajudar outras pessoas a sentirem-se melhores. Também planeio oferecer às crianças o apoio necessário para que possam ir para a escola.”

Em Portugal, o Programa de Fortalecimento Familiar acompanha mais de 100 famílias (180 crianças e jovens) em três cidades: Rio Maior, Guarda e Oeiras, ajudando famílias vulneráveis a mudarem o seu destino e a permanecerem juntas.

CONTRIBUA PARA O FUTURO DAS NOSSAS CRIANÇAS!
http://www.aldeias-sos.org/como-ajudar/educacao-escola

A educação é um pilar essencial para o futuro de cada uma das crianças que acolhemos e acompanhamentos. O seu apoio ajuda-nos a garantir um ensino de qualidade, adequado às necessidades de cada uma delas! Obrigado.

*Nome alterado para proteção da privacidade da criança. Baseado numa história real de um rapaz acompanhado pelas Aldeias de Crianças SOS na Etiópia.