Quem tem uma Mãe tem tudo!

Todas as crianças merecem ser cuidadas e amadas de forma especial e única. Esta é a nossa missão.

27.04.2017 - ​Algumas sonharam ser Mães, outras vêem a maternidade “acontecer” nas suas vidas…Umas desejam ter no colo uma criança, outras desejariam que nunca lhes tivesse acontecido…
feliz dia da mae

É por vezes numa ida assustada ao médico, que recebem com surpresa a notícia de uma criança a caminho, que irá mudar as suas vidas para sempre. Confundidas na sua própria infância e no choro de um bebé que lhes custa a acreditar que seja seu.

O amor ajudará a dissolver os medos, as mágoas e o susto, as esperas e as perdas associadas, e empurra para que se tornem força transformadora de vidas que se encontram, tornando o momento não escolhido, no momento certo.

As Mães são todas diferentes, mas muito iguais. Umas mais alegres e comunicativas, outras mais caladas e observadoras, mais ou menos carinhosas, algumas adoram brincar, outras nem tanto…mais seguras ou mais hesitantes. 

São inúmeras as diferenças entre as Mães, mas todas são verdadeiramente únicas e, para os filhos, seguramente as melhores!

Em comum, trazem esse dom de tornar a vida especial, e mesmo quando não o reconhecem, marcam para sempre a vida dos filhos, que reconhecerão o seu colo como o lugar mais confortável em qualquer parte do mundo.

No mundo ideal, mães e filhos entrelaçam as suas vidas para sempre, embora no mundo real, isso nem feliz dia da maesempre aconteça. 

Sabemos, porém, que muitas vezes o importante é que alguém esteja lá; que o lugar da mãe seja ocupado - pela avó, pela tia, ou por outra mãe, como são as Mães SOS. 

Nestes casos, o que importa é que tenha a capacidade de entrar na vida da criança e de lá permanecer, mesmo depois de adultos e de seguirem as suas vidas independentes.

Dizem que “quem tem uma Mãe tem tudo…” E que dizer de quem tem duas? Nas Aldeias SOS é possível haver espaço afetivo para tal, sem causar confusão, mas enriquecendo o sentido de pertença. 

Já no Fortalecimento Familiar, potenciamos e investimos nas competências das Mães biológicas, identificando e intervindo corajosamente nas suas dificuldades. 

Um trabalho preventivo junto de mais de 100 famílias que, em 90% dos casos, evita a retirada das crianças do seio familiar, e contribui para a garantia da qualidade básica do funcionamento da família.  

A todas as mulheres que dedicam a sua vida a cuidar e amar, Feliz Dia da Mãe!