Porque é que os espaços “Amigo da Criança” são importantes para a recuperação do Nepal?

08.05.2015 - Os espaços Amigo da Criança são um pilar central do plano de resposta de emergência das Aldeias de Crianças SOS no Nepal, como na maior parte das 125 emergências em todo o mundo onde temos ajudado as famílias a recuperar de uma catástrofe.
Ajude as crianças no Nepal
 
A maioria das pessoas que têm procurado ajuda nas Aldeias de Crianças SOS, são famílias em estado de pânico, porque terem perdido as suas casas e tudo o que possuíam. Os sentimentos de desespero e desamparo podem ser tão angustiantes, para famílias com crianças pequenas para cuidar, que podem levar à ruptura familiar ou ao abandono de crianças. 
 
Os espaços Amigo da Criança são importantes para ajudar as crianças e famílias a superar situações de emergência. São um pilar central da nossa resposta em quase todas as situações de emergência e no pós-terramoto, não é diferente. Apenas cinco dias depois do terramoto, as equipas de emergência das Aldeias de Crianças SOS estabeleceram três espaços Amigo da Criança: Dois em Bhaktapur - uma das áreas mais afetadas no vale de Kathmandu e em Karve.*
 
Durante as próximas semanas, as Aldeias de Crianças SOS vão criar mais espaços Amigo da Criança para conseguir estender a ajuda a milhares de crianças cujas famílias ficaram desabrigadas e extremamente vulneráveis devido ao terramoto. 
 

O que acontece no espaço “Amigo da Criança”?
 
Em primeiro lugar, os espaços Amigo da Criança são um lugar seguro onde as crianças estão protegidas e onde recebem refeições, água potável, serviços de saúde, aconselhamento, brincam e esquecem os seus problemas. Nestes espaços podemos ver as crianças a cantar, desenhar e a expressar os seus sentimentos sobre o que têm visto e as suas experiências. Esta pode ser uma forma eficaz de tratamento precoce para o trauma, especialmente quando dirigidas e monitorizadas por uma equipa experiente como a nossa.
 
Deixar as crianças entregues a um espaço SOS Amigo da Criança, liberta os pais ou encarregados de educação da criança de forma a poderem trabalhar em questões críticas, tais como encontrar comida e água, em busca de parentes e amigos, colocar as suas casas em ordem, procurar restabelecer os seus meios de subsistência e ajudar os vizinhos e a comunidade na recuperação - sabendo que os seus filhos estão em mãos competentes, seguros.
 
Crianças, pais e colaboradores SOS concordam que há grandes melhorias no humor, níveis de stress, trauma e medo entre as crianças e os pais em situações de emergência, graças ao espaço SOS Amigo da Criança.
 
Estima-se que mais de oito milhões de pessoas no Nepal foram afetadas pelo terramoto. O governo do Nepal estima que mais de 70.000 casas foram destruídas e outras 640.000 foram danificadas. Mais de 5.000 pessoas foram confirmadas mortas e mais de 10.000 ficaram feridas. Estes números devem subir. Segundo a UNICEF, o terramoto afetou 2,8 milhões de crianças, incluindo pelo menos 940 mil crianças que necessitam de auxílio imediato.
 
*Na noite de 1 de Maio, nove espaços SOS Amigo da Criança foram abertos. O governo do Nepal convidou as Aldeias de Crianças SOS para liderar o Comitee Space Child Care. O diretor da Aldeia de Crianças SOS, Sanothimi, Mr. Khagendra, vai liderar esta comissão.

Ajude as crianças, por favor!

Preencha o formulário online Easypay e no campo 3, escolha a campanha Terramoto no Nepal". Obrigado pela sua solidariedade! Os donativos serão entregues à SOS Children’s Villages International.


Se preferir fazer o seu donativo por transferência bancária:

CONTA SOLIDÁRIA PARA APOIAR AS CRIANÇAS VÍTIMAS DO TERRAMOTO NO NEPAL
NIB:  0035 0734 00020613 930 55
IBAN:  PT50 0035 0734 00020613 930 55
BIC / Swift : CGDIPTPL