Baixas temperaturas na Grécia

10.01.2017 -
frio grécia

Nesta semana, as temperaturas na Grécia caíram abaixo de zero. As Aldeias de Crianças SOS da Grécia estão a fazer tudo o que é possível para ajudar  as crianças vulneráveis. O Diretor Nacional, George Protopapas, comentou:

"A situação é muito difícil e especialmente perigosa para as crianças. Quedas de energia, temperaturas congelantes, neve e chuva gelada dificultaram o acesso a alguns campos de refugiados e criaram condições muito perigosas para todos os que estão a viver em abrigos. Em muitos casos, as famílias vivem em tendas ou estruturas temporárias a necessitar de isolamento. As Aldeias de Crianças SOS têm sempre que possível para ajudar com os aquecimento dos abrigos para as crianças e famílias em risco. E continuamos a concentrar-nos na nossa resposta central: proporcionar espaços para crianças, abrigo para menores não acompanhados, apoio à re-unificação familiar e cuidados psicológicos para crianças vulneráveis​​".

frio na grecia

As Aldeias de Crianças SOS da Grécia também forneceu esta recapitulação da sua resposta durante o sub-tempo de congelação:

• No campo de refugiados de Kara Tepe, na ilha de Lesvos, as Aldeias de Crianças SOS usaram abrigos fechados e aquecidos para organizar atividades para crianças.

• No campo de Moria em Lesvos, estamos a planear projetos com ONGs locais para fornecer abrigos quentes e seguros para cerca de 20 crianças desacompanhadas ou separadas. Também estamos a planear fornecer medicamentos e roupas de inverno.

• No campo de Diavata, no norte da Grécia, as Aldeias de Crianças SOS instalaram janelas e portas num edifício não utilizado e forneceram aquecedores e um programa de atividades para manter as crianças seguras e quentes.

• No campo de Elaionas, perto de Atenas, a maioria das pessoas vive em abrigos aquecidos e as Aldeias de Crianças SOS organizam atividades para as crianças em estruturas aquecidas. No acampamento de Schisto, também perto de Atenas, a maioria dos moradores vive em abrigos isolados e aquecidos.


Antecedentes do programa de ajuda de emergência SOS na Grécia
As Aldeias de Crianças SOS oferecem cuidados psicológicos e emocionais, serviços sociais, aulas de línguas, kits de comida e higiene, bem como actividades desportivas e recreativas em centros de refugiados na ilha de Lesvos, Atenas e na área de Thessaloniki, ajudando mais de 76.000 crianças e adultos o ano passado. Além disso, proporcionamos alojamento, cuidados e assistência jurídica em cinco locais na Grécia, a mais de 120 jovens desacompanhados.